02 - Heptatlo


desde sempre, que acho que o meu esforço tem que ser dividido por sete provas, e essas são:

- 100mb; Salto em Altura; Peso; 200m; comprimento; dardo e 800m.
sinto isso, porque sei que em todas elas, me esforço por dar o melhor. não me sinto triste, porque não bati recorde; apenas me sinto feliz por o conseguir fazer sempre até ao fim, mesmo com dores.
nunca desisti de um atleta completo; provas combinadas ou heptatlo, o que lhe queiram chamar, por ter feito maus resultados, lutei sempre até ao fim. claro, que quando uma das provas nos corre mal, nos condiciona para a próxima, mas é esse o espírito do heptatlo, a SUPERAÇÃO, entre cada espaço de tempo que vai de uma prova à outra.
é essencialmente esse espírito:

- 100mb :
   - uma prova simplesmente encantadora; ultrapassar aquelas barreiras em velocidade, é para mim como se estivesse a deixar/ ou a afundar todos os meus problemas, todos os meus preconceitos e todas as minhas dúvidas. é nesta prova que dou sempre o litro, porque é o INICIO de uma luta que ninguém pode lutar por mim.

- salto em altura
  - a prova mais desafiadora; aquela onde nunca sei qual será o meu máximo, qual será a minha forma, mais uma vez, em mais um altura e outra e outra. é sempre uma incógnita se vou passar à 1ª, à 2ª ou à 3ª , ou mesmo se não vou passar (...) esta é a prova mais inconstante que tenho, pois nunca sei qual será o meu nivel.

- peso
  - uma prova de superação, sempre é, e sempre será, até ao ultimo momento. em cada lançamento penso que será melhor, pode não ser, mas tenho sempre o mesmo pensamento. porque sei que sou sempre capaz de melhorar, até pode nem ser muito (...) é a prova que menos me tira do sério.


 - duzentos metros
  - a prova que mais detesto; não tenho resistência suficiente para aguentar esta distância em velocidade (...) não sei explicar cientificamente, mas sem explicar fisicamente, parece que os meus pulmões deixam de funcionar, e que as minhas pernas falecem ao longo dos segundos que vão passando e que contraem mais do que o normal. é a prova onde me sinto mais inquieta, pois nunca sei se chegarei ao fim.

- salto em comprimento
  - primeira prova da manhã, onde me sinto decidida a fazer o melhor, e onde sempre acontece. sinto sempre que estou no máximo dessa prova. Confiança é o que tenho mais nesta prova. é onde sinto a minha imaginação a fluir como se tivesse no mundo dos sonhos.

- dardo
  - prova que me põe sempre à prova. prova onde tenho imensas capacidades, mas onde o meu nível técnico é o pior (...) é onde sinto que posso libertar todas as más energias, e onde posso superar dificuldades a cada metro que lanço. Nesta prova sinto-me feliz por ter aprendido a controlar agilidade com força, sinto-me única (mesmo sabendo que não sou), pois sinto que toda a minha força em conjunto com o "saber fazer" se junta num só e onde dou o nome de OBJECTIVO, que depois poderei dizer ao fim da prova se será alcançado ou se será apenas mais uma desilusão.

- oitocentos metros
  - a prova onde eu penso sempre que vou morrer. a prova onde penso em todas as dores que sinto. a prova  que tenho mais medo. a prova onde penso em todas as minhas fobias, a prova onde eu sei que tenho que dar o meu melhor, mas onde também sinto que vai ser uma porcaria, porque nunca estou preparada para ela. Faço sempre péssimos resultados, independentemente da minha forma. Tenho muita pena que esta prova não seja para mim, apesar de gostar de correr, esta prova não se identifica claramente comigo.

FIM; um depoimento de uma atleta que gostava de ser apenas (...) uma boa atleta.

Comentários

Blogs Portugal

Skin - Cosmética com Promoções

Mensagens populares