140 - COACH | O problema das barreiras

About my professional life ...

Como treinadora sei tanta coisa e ao mesmo tempo acho que não sei nada, porque chego a achar que estou perdida no caos do meu conhecimento e no caos de encontrar as soluções para tudo e para todos. 



Dos treinos mais difíceis que dou, são sem dúvida as barreiras. Fazem com que os atletas estremeçam de medo e ao mesmo tempo que não queiram admitir o mesmo. Uma das justificações é que estão na fase de transição para a a adolescência e o medo de falhar socialmente é tão notório que por via das dúvidas prefiro ir trabalhando com menos atletas de cada vez. Isto acontece, porque as barreiras são algo muito sólido, algo muito técnico e algo que necessita de concentração máxima dos atletas durante a sua execução.



A minha opinião, é que a idade é um fator crucial para um ótimo processo de ensino aprendizagem desta disciplina do atletismo. Quanto mais jovens os atletas contactarem com as barreiras, mais fácil será a integração com novos materiais, novas alturas e novos pesos das mesmas. 

Tenho sentido que os atletas, vêm para o desporto e em especial para o atletismo com os padrões motores cada vez mais distorcidos daquilo que era espectável uma criança de 12 anos conseguir fazer, tentar fazer e mesmo realizar. Eles têm muitos receios, porque sabem que não têm flexibilidade, porque sabem que não treinam o suficiente e porque sabem que o atletismo é muito mais que correr.



Tenho recorrido muito à técnica visual das barreiras, à técnica analítica e à resistência entre barreiras para aprimorar o gesto da disciplina. No entanto está a chegar o período preparatório, onde eles têm que começar a adquirir velocidade para enquadrar o ritmo real entre as barreiras.

O caminho faz-se caminhando e eu sei que eles vão conseguir.

Comentários

Blogs Portugal

Skin - Cosmética com Promoções

Mensagens populares