183 - Nutrição | Primeira Consulta + Dicas

- em tantos anos de prática desportiva é a primeira vez que vou a uma consulta de nutrição -


Foi ao fim da manhã que fui para a minha primeira consulta de nutrição. Não sabia o que dizer, o que me iam perguntar, o que ia ficar saber, o que pensar. No entanto, aquilo é muito muito simples, porque é uma descoberta por parte da Dr. para saber quais são os teus hábitos alimentares ao longo do dia e depois uma correção na integra dos teus hábitos e o que deve ser corrigido. Neste tipo de discurso, surge muito no teu pensamento o "politicamente correto", aquilo que devias comer e o que devias evitar, no entanto deves mesmo dizer a verdade, porque apesar de tudo a conversa não pode mesmo sair dali e para além disso estás ali para melhorar e para erradicar os teus problemas na alimentação. Nada melhor do que ir para lá de mente aberta e com a vontade de mudar.  


As dicas que me foram dadas:

- Podemos sim beber batidos SEM açúcar adicionado, com aquilo que bem entenderem, mas beber todos os dias não é tão benéfico como comer a fruta inteira/pedaços, porque quando "liquidificamos" a fruta, apenas fica sobretudo frutose (que é o açúcar natural da fruta)

- Evitar beber leite de soja, o que me disseram foi: "se um fruto/cereal é naturalmente beje ou castanho, como é que o leite de soja pode ser tão branco?" 

- Evitar comer massas integrais ou pão integral, porque cá em Portugal, não há nada 100% integral, por isso mais vale substituir por pão de centeio ou girassol;

- Evitar colocar batata na sopa, podem sempre substituir por chuchu ou batata doce;

- Não fazer refeições pesadas ao jantar, mantendo sempre para quem treina, uma pequena ingestão de hidratos de carbono, quem não treina, deve evitar e substituir por leguminosas;

- Beber preferencialmente leite magro, se não der, beber meio gordo sem lactose e nas sobremesas, panquecas, bolos que levem leite, usar magro!

- Preferir farinha de arroz, aveia ou outras à de trigo, no entanto também podem misturar farinhas! 



Eu como não tenho grandes vícios alimentares (atualmente), como comer demasiados fritos, ou comer pizza todas as semanas, ou mcdonals todos os dias, não frisei aqui esse tipo de alimentos, apenas referi situações que para quem já tem uma alimentação bem organizada, pode perder uns quilinhos extra se conseguir aplicar uma ou duas dicas  das que deixei em cima. Eu com algumas melhorias, principalmente do pão e do jantar, já emagreci dois kilos! 


- estas são as dicas que deixo para vocês, daquilo que aprendi na consulta, podem deixar aí em baixo mais dicas - 


Comentários

Enviar um comentário

Se me quiseres ajudar a melhorar o meu blog, por favor dá a tua opinião!

Blogs Portugal

Skin - Cosmética com Promoções

Mensagens populares